top of page

Severino Ismael da Costa no livro "Caiçara: Caminho dos Almocraves" afirma que a familia Queiroz se transferiu de Serra da Raiz nos primeiros anos após a fundação de Caiçara por Manoel José da Costa, conduzida por Francisco Manoel da Costa Queiroz cuja esposa Ignácia Herminia da Silva Queiroz era filha do Capitão José Porphirio de Oliveira conhecido como "Tenente Cazuza". Com a morte de João José da Costa o conhecido como "Major Costa"  o lider politico de Serra da Raiz legou em testamento todos os seus bens para o "Tenente Cazuza", o que desgostou o "Antonio Imburana" e com isso provocou uma crise politica de grandes proporções sobre a liderança politica de Serra da Raiz.

Genealogia dos Queiroz de Caiçara

(83)99660-0446

Origem dos Queiroz

 

Sobrenome de origem geográfica.

Documentado Queiros, no século XV. De queiró ou queirós, provincialismo do norte de Portugal, com o qual se designa a urze Calluna vulgaris (Antenor Nascentes, II, 255; Sanches Baena, II, 146).

A palavra tem a mesma raiz que Eueiroga e significa urze (Anuário Genealógico Latino, IV, 27). Descende esta família de Bernardo de Carpio [794-876], sobrinho de D. Afonso II, rei de Leão.

Em França casou-se com madame Galinda, filha do conde de Alardos. Passou a Portugal Fernando Álvaro de Queirós, senhor da casa de Queirós, que perdeu por seguir as partes de D. Fernando I, rei de Portugal em 1367 (Anuário Genealógico Latino, I, 79).

Felgueiras Gayo, em seu Nobiliário das Famílias de Portugal, trata da antigüidade desta família, recuando-a ao Príncipe Constantino, filho dos Imperadores de Constantinopla que «saindo em secorro do Papa Estevão 3.º [762-768] contra o poder de Diziderio Rey dos Longo bardos e nimigo da Igreja Catolica em prêmio da vitoria q alcancou contra aquelle Rey e da liberdade q o m.mo Papa confessava aquele Principe depois do secorro de D.ª lhe concedeo em paga dos servissos q lhe tinha feito a graça de apresentar insolidum a Igreja de Vi.ria com mais 40 beneficios todos no Bispado de Oviedo em Espanha, Regalia q inda hoje conservão seus descendentes.

Recolhidos este Principe e Espanha em tempo do Rey Ramiro I.º de Leão o acompanhou em todas as batalhas emparelhando sempre com elle, e vendo-o hua vez cahido no mais forte combate, no anno de 646 p.ª o m.mo Rey disse em voz alta = Isqueiroz = q quer dizer - ergueivos forte cavalleiro e reparando q o Rey o não podia fazer por se achar cercado de mouros, se apeou e lhe deo o seu cavallo e matando os q o cercavão tomarão huns cavallos delles em q montando o Principe Constantino, continuarão a batalha e vencerão.

Lembrando ElRey do admiravel socorro q lhe deo este Principe e daquella palavra = Iquiroz = confessava publicam.te q dipois de Ds. = Isquiroz = dizendo, ou vindo a dizer q dipois da m.ce de D. s só devia a vida a q.m disse aquela palavra; donde veyo o porem-se nas Armas das cazas q o d.º Princepe fundou nas Asturias em escudo Esquartelado a 1.ª de ouro 6 cescentes de luas em duas pallas de vermelho ao 2.º de prata hum Leão de purpura e assim os contrarios, timbre o mesmo Leão com crescente de lua de ouro na espadoa e na circonferencia do escudo huas letras 1 dizem - Despues de Dios Isquirioz. [..]

Assim estabeleceo aquele Principe a caza sollar de Queiroz e por q o Pontifice Estevão 3.º lhe deo por armas as chaves da Igreja lhe aumentou 24 bandeiras q ganhou aos mouros no serviço do Rey Ramiro e de seu sucessor ElRey D. Ordonho as quals 24 bandeiras se representão nas seis meias luas roixas q usão seus descendentes em cada hum dos 4 repartimentos do escudo deixando as chaves da Igreja e tendo só o Leão de Espanha.[..]

Descendentes de Francisco Manoel da Costa Queiroz

Ou Francisco da Costa Queiroz (conforme registro de nascimento de Clotildes Queiroz Maia).

Tenente Coronel.

Casamento na Fazenda “Buraco da Água” em Alagoa Nova, Paraíba em 25/11/1861 com Ignácia Herminia da Silva Queiroz ou Ignacia Maria da Silva conforme registro de casamento abaixo ou Ignácia Herminia da Silva conforme registro do casamento de João Inacio Queiroz ou Inacia Alvina Sobral da Silva (casada Inácia Herminia da Silva Queiroz ou Inácia da Silva Queiroz conforme registro do óbito de Manoel Sobral de Queiroz ou Inácia da Costa Sobral e Inacia Arminda da Costa Queiroz no batismo de Francisca filha de José Teixeira de Oliveira ou Inácia Arminda da Silva) Também conhecida como Ignácia Emilia da Silva Queiroz conforme registro do casamento de Maria Emilia da Costa Queiroz).

Ela nascimento em Alagoa Grande, Paraíba em aproximadamente 1845 e falecimento em Alagoa Grande, Paraíba. Filha de João Ignácio da Silva e Gertrudes Margarida Sobral Fiel.

Severino Ismal da Costa no livro Livro Caiçara Caminho dos Almocravas afirma que era filha de José Phorhyrio de Oliveira o personagem conhecido como “Tenente Cazuza”.

Filhos:

I.Raphael Sobral da Costa Queiroz 

Agriculltor.

Nascimento em Caiçara, Paraíba em 1863. Falecimento aos 82 anos no lugar denominado “Massaranduba” da Comarca de Caiçara, Paraíba no dia 20/09/1945 de causas desconhecidas e sepultamento no cemitério de Caiçara.

Casamento no lugar “Jatobá” em Serra da Raiz, Paraíba em 01/12/1883 com Maria Augusta Leopoldina de Souza (casada Maria Augusta Leopoldina de Queiroz ou Maria Leopoldina de Queiroz conforme registro do óbito de Rafael Sobral da Costa Queiroz, ou Maria Leopoldina de Sousa Queiroz conforme registro de batismo de Olivia).

Ela nascimento na Povoação de Caiçara em Serra da Raiz, Paraíba no dia 01/08/1857. Falecimento aos 84 anos no lugar “Massaranduba” do município e comarca de Caiçara, Paraíba em 08/11/1941 de causa ignorada (declarante João Floripes de Miranda e Sá).

Filhos: 1) Maria Sobral Queiroz 2) Agricio Sobral Queiroz 3) Zulmira Queiroz de Miranda 4) Eusebio Sobral de Queiroz 5) Lydia Queiroz de Araujo. Sepultamento no Cemitério Público de Caiçara.

II. Manoel da Costa Queiroz “Tio Né”

Ou Manoel Sobral de Queiroz.

Agricultor.

Nascimento em Massaranduba, Paraíba em 1866. Falecimento aos 79 anos no Lugar denominado “Massaranduda” da Comarca de Caiçara, Paraíba, solteiro e sem filhos em 02/07/1945 de causas ignoradas, e sepultamento no cemitério de Caiçara, Paraíba.

III. Maria Emília da Costa Queiroz (casada Maria Emília de Queiroz Maia)

Nascimento em 1868.

Casamento na residência do Coronel Francisco Manoel da Costa Queiroz na sua Fazenda no lugar “Jatobá” em Serra da Raiz do termo e comarca de Guarabira, Paraíba em 16/04/1896 com José de Farias Maia. Testemunhas José Ferreira de Novaes Junior, José da Costa Lyra, José Trigueiro de Brito, Antonio Florentino da Costa Miranda, André de Albuquerque Maranhão e João Evangelista Soares de Carvalho.

Ele nascimento em Serra da Raiz, Paraíba em 1865. Filho do Tenente Coronel Antônio José da Costa Maia e Guilhermina da Conceição Farias (casada Guilhermina de Farias Maia).

Filhos:  1) Clotildes de Queiroz Maia 2) Claudio de Queiroz Maia 3) Celina de Queiroz Maia

IV. João Inácio Queiroz

Funcionário Público, Proprietário e fazendeiro, vice prefeito de Caiçara por mais de uma vez.

Nascimento em Caiçara, Paraíba em 1871. Falecimento aos 77 anos em Caiçara, Paraíba em 25/09/1944 de causas ignoradas (declarante Rosendo Soares de Luna) e sepultamento no cemitério de Caiçara, Paraíba.

Casamento aos 48 anos na casa de Apolonio Sobral da Costa Queiroz em Caiçara, Paraíba em 21/02/1919 com Evangelina Leopoldina da Silva (casada Evangelina da Costa Queiroz ou Evangelina da Silva Queiroz conforme registro do óbito de João Inácio de Queiroz), ela com 25 anos. Testemunha José Epaminondas de Araujo.

Ela nascimento em Vila Nova Rio Grande do Norte em 1894. Filha de José Paulo da Silva Filho e Maria Leopoldina do Rego Barros (de Mamanguape).

Filhos:  1) Djanira da Silva Queiros 2) Maria Iraci de Queiroz

V. Gracinda da Costa Queiroz (casada Gracinda da Costa Miranda)

Nascimento na Povoação de Caiçara, Paraíba em 1871. Falecimento aos 36 anos no lugar chamado de “Bahianos” em Serra da Raiz, Paraíba em 02/07/1900 de parto (declarante Antonio Olimpio da Costa Queiroz seu irmão) e sepultamento em Caiçara, Paraíba.

Casamento em Serra da Raiz, Paraíba em 07/04/1883 com Francisco Barbosa de Miranda e Sá.

Ele Nascimento em 12/09/1850. Filho do Capitão André Barbosa de Miranda e Sá e Margarida Emilia Cruz de Albuquerque.

Filhos: 1) Georgina Lenira De Miranda, 2) Ana Queiroz de Miranda 3) João Floripes Barbosa de Miranda e Sá 4) Antônio Barbosa de Albuquerque Miranda e Sá

VI. Antonio Olympio da Costa Queiroz

Nascimento em 04/06/1872, batismo realizado com 2 meses na Capella da Caiçara da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim de Serra da Raiz, Paraíba em 04/08/1872 foram padrinhos Antonio da Costa Maia e Guilhermina da Conceição Maria.

Faleceu solteiro e sem filhos.

Contato

Vamos conversar mais sobre estas histórias e temas apaixonantes?

Cadastre-se

©2018 by Carlos Simões. Proudly created with Wix.com

bottom of page