No livro Araçá dos Luna Freire o autor relata algumas históricas pitorescas da família que retratam a personalidade sde alguns dos nossos ancestrais:
João Vicente de Luna Freire: "Meu bisavô - usava daquele patriarcalismo comum nos homens do passado. Época do mandonismo dos famosos coronéis. Com João Vicente ninguém dormia no ponto. E começava de casa.. 5 horas da manhã, tudo quando era filho devia estar de pé, pronto para o oficio religioso, que se revezava em devoção de Nossa Senhora da Conceição.
Depois dessa obrigação religiosa, ia-se ao café da manhã: mesa farta, coalhada, cuscus, queijo fresco, tapioca de coco, pão, inhame, macaxeira e mel de engenho.
Sendo João festejava ruidosamente o dia de São João, com todos os folguedos inerentes a época junina. A filharada que estivesse por longe, com famílias constituídas em outros lugares, obrigava-se a estar presente em Canafistula nas festas, que organizava.
Numa dessas manifestações de regozijo pelo dia do João Batista, muitos chegaram na véspera. Alguns que atrasaram tiveram que enfrentar a cheia do rio Gurinhém, que nesse ano estava como nunca. Água barrenta de lado a lado, lambendo as ribanceiras. Nas águas desciam toros de madeira, galhos de árvores e as famosas "baronesas" (flocos de espuma).
Foi nessa hora que chegou Vicente de Luna Freire com sua cara metade Joaquina de Luna Freire "Quininha", avós do escritor Eudes Barros. O canceiro arripiou caminho. Teve medo de enfrentar a correnteza levando gente importante a bordo.
Mas, tal pai, tal filho. Vicente não teve duvidas, improvisou uma balsa, jogou a mulher em cima, prendeu uma corda bem forte nos paus da dita, enlaçou em sua própria cintura a ponta da corda e meteu os peitos nas águas do rio, nadando como um campeão de piscina. Do outro lado os parentes torcendo e animando o homem, que afinal, chegou são e salvo com sua carga, do lado oposto, debaixo de aplausos e da carranca do pai João Vicente, que não aprovou a afoiteza.
Depois dessa façanha a festa rolou até o galo cantar..."
Genealogia dos Luna Freire de Taipú
(83)99660-0446
Origem dos Luna Freire
As pesquisas realizadas por Antonio Freire, Historiador e Genealogista, membro do Instituto Histórico e Geográfico da Paraiba o levaram até a Espanha do inicio dos anos IX, e encontra a origem da família um cidadão que primeiro utiizou o nome Luna no ano de 1060 e era descendente dos reis de Navarra, tendo como fonte A Grande Enciclopédia Portuguesa, da Editorial Limitada, publicada em Lisboa, páginas 612-613. E apresenta:
Luna - Armas:escudo de vermelho, um crescente de prata, com as pontas voltadas para o contra-chefe, Contra-chefe de prata. Timbre: uma aspa de vermelho com um crescente de prata no centro – Geneal.
Diz ainda que os Lunas descendem dos Reis de Navarra, pois o Infante Dom Fernando, filho dos Reis de Navarra Don Garcia e sua mulher Dona Estefânia, herdou da mãe a Villa de Banta, Cacunida e Oprela, casou-se com Dona Nuna filha de Inigo Lopes o Esquerra Sexto Senhor de Biscaia. A familiadeu o nome de Vila de Luna. Da descendência de Fernando vamos encontrar na crônica genealógica da Pedatura Luzitana Dom Rodrigo de Luna que foi o primeiro membro da familia Luna a mudar-se da Esapanha para Portugal trocando o nome para Dom Ruy Fernandes de Luna.
Dos vários nobres que possuiram o nome de Luna, sobressaiu-se no Século XIV o condestável Alvaro de Luna y Fernandes de Jarava ministro do reino de Castilla e Leon no reinado de João II. Era sobrinho de Pedro de Luna, Arcebispo de Toledo nomeado cardeal pelo Papa Gregório XI. Com a morte do papa Clemente CII em 1834 Pedro de Luna fui eleito pontífice por 22 votos a 21 e tomou o nome de Benedito XIII. Nasceu em Castilla de La Mancha em 1390 e faleceu decapitado sob falsas acusações de traição ao Rei João II em Valladolid em 1453, sendo sepultado na Catedral de Toledo. A descendência de Alvaro de Luna chamado de Conde de Luna está disponivel no site familysearch código KH5X-NT4.
Ainda de acordo com Antonio Freire "Dois descendentes diretos dos Conde de Luna espanhóis vieram residir no Norte do Brasil. Um deles formou a família Alencar Luna, de onde se originaram as famílias Rego Luna e Luna Pedrosa, com acentuada presença na Paraíba e em especial na capital do Estado, o outro formou a família Luna Freire, com notável ascendência em Pernambuco e na Paraíba, derivando-se também para outros estados, inclusive a Bahia". Citado como fonte de informação o Deputado Federal pela Bahia Oscar de Luna Freire complementa "“Macário de Luna Freire, neto de um dos fidalgos espanhóis era meu bisavô. Nasceu em Pernambuco e faleceu em 1882, aos 74 anos de idade, deixando três filhos, um dos quais o meu avô Landelino de Luna Freire; nasceu em 15/06/1836; casou-se com D. Eduarda dos Santos a 07/09/1856, a qual tomou o nome de Freire, havendo deste casamento seis filhos, sendo um deles o único do sexo masculino, Landelino de Luna Freire, o meu avô. Nasceu ele na cidade de Recife a 09/04/1868”.
Antonio Freire afirma ainda que no nordeste, e há algumas possibilidades que tenha ocorrido na Paraiba a união dos Lunas com os Freires formando a tradicional familia Luna Freire. E complementa "Desses Luna Freire pernambucanos quatro atuaram na Paraíba, de ondem descendem todos os Luna Freire catalogados neste trabalho (livro), adicionados outros ilustres membros do clã pernambucano, que figuram na página da história."
Nas minhas pesquisas conclui que os quatro são: João Vicente de Luna, José Vicente de Luna Freire e seus filhos Prudêncio de Luna Freire e Galdino de Luna Freire. Em razão de ainda não haver encontrado documentos que comprovem uma relação de parentesco entre eles, vamos tratar nesse trabalho de forma didática associando esses personagens com as regiões como eram conhecidas na época em que nelas viviam, da seguinte forma: Macário de Luna Freire - Ipojuca, João Vicente de Luna Freire - Canafístula e José Vicente de Luna - Taipú.
Descendentes de José Vicente de Luna Freire
Nascimento aproximadamente em 1800.
1º. Casamento com Izabel Maria da Conceição (citada no reg de batismo de Manoel).
Filhos: 1) Manoel de Luna Freire
2º. Casamento com Rosa Maria da Conceição (casada Rosa Maria de Freire, conforme registro do óbito de Prudêncio ou Rosa Maria do Rosário conforme batismo de Maria de Luna Freire).
Filha de José Antonio de Oliveira
Filhos:
I. Manoel de Luna Freire
Nascimento em Taipu, São Miguel de Taipú, Paraíba antes de 26/10/1832 (projeção), batismo realizado na Capela de Canafistula da matriz de Nossa Senhora dos Anjos em São Miguel de Taipú, Paraíba em 26/10/1832 foram padrinhos João Vicente de Luna Freire e sua mulher Anna Maria da Coneição.
II. Prudêncio José de Luna Freire
Nascimento em Taipu, São Miguel de Taipú antes de 12/09/1832 (projeção), batismo realizado na Capela do Engenho Maraú em 12/09/1832 foram padrinhos Bartolomeu Pereira de Carvalho e Maria do Rosário e falecimento aos 83 anos em João Pessoa 30/01/1908 de hérnia e sepultamento sbs.
Casamento com Vitelbina Maria de Jesus (casada livro Vitelbina de Luna Freire).
Filhos: 1) Luiz de Luna Freire 2) Viterbina Maria Freire 3) Joaquim de Luna Freire 4) João de Luna Freire 5) Maria Policiana de Luna Freire 6) Theresa de Luna Freire 7) Rosa de Luna Freire
III. Maria de Luna Freire
Nascimento em São Miguel de Taipú, Paraíba antes de 31/08/1833 batismo realizado na Capela do Engenho Marau da matriz de Nossa Senhora dos Anjos em São Miguel de Taipu, Paraíba em 31/08/1833 foram padrinhos Nicolao Pereira de Carvalho e Joana Paula do Amor Divino.
IV. José de Luna Freire
Nascimento em Taipu, São Miguel de Taipu, Paraíba em 29/10/1833, batismo com 2 meses de idade em “perigo de vida” realizado na Capela do Engenho Marau em São Miguel de Taipu, Paraíba em 29/12/1833.
V. Thereza de Luna Freire
Nascimento em Taipú, São Miguel de Taipú, Paraíba em antes de 12/01/1835, batismo realizado na Capela do Engenho Marau em São Miguel de Taipu em 12/01/1835 foram padrinhos João Vicente de Luna Freire e Ana Maria da Conceição.
VI. Mauricia Maria da Conceição Luna
Nascimento em São Miguel de Taipú, Paraíba em 25/09/1835, batismo realizado em perigo de vida com 11 meses de idade na Capela do Engenho Pacatuba da Freguesia de Taipu, São Miguel de Taipú, Paraíba em 25/08/1836.
Casamento com Rafael Hermenegildo da Silva.
VII. Antonio de Luna Freire
Nascimento em São Miguel de Taipú, Paraíba em 21/10/1836, batismo realizado com um mes de idade na Capela do Engenho Santa Anna da Freguesia de Taipu em 21/11/1836, foram padrinhos Manoel Victor Gomes solteiro e Joana Paula do Amor Divino.
VIII. Cândida Maria das Neves (casada Cândida Costa de Luna Freire)
Nascimento em Itapuá, Taipú, São Miguel de Taipú, Paraíba em 21/02/1838, batismo realizado com um mês na Capela do Engenho Santa Ana em São Miguel de Taipu, Paraíba em 21/03/1838 foram padrinhos João Vicente de Luna Freire e Joana Paula.
Casamento com Alexandre de Luna Freire.
Ele Nascimento em Canafístula atual Caldas Brandão, Paraíba em 24/03/1838 (projeção), batismo realizado com 2 meses de idade na Capela de Gurinhem filial da matriz de Pilar, Paraíba em 24/05/1838, foram padrinhos Francisco de Brito Vasconcelos e Maria alexandrina de Sena. Filho de João Vicente de Luna Freire e Ana Maria da Conceição.
Filhos: 1) João da Costa Luna Freire 2) José de Luna Freire 3) Maria Magdalena de Luna Freire 4) Antonio de Luna Freire
IX. Galdino Guedes de Luna Freire
Ou Galdino de Luna Freire
Nascimento na Freguesia de Taipú, São Miguel de Taipu, Paraíba em 07/02/1839 (projeção), batismo realizado com 2 meses de idade na filial Capela do Engenho Santa Anna da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Anjos da Freguesia de Taipú, São Miguel de Taipú, Paraíba em 07/04/1839 foi padrinho José Lins de Vasconcelos.
Casamento em João Pessoa, Paraíba em 09/05/1868 com Francisca Perpedigna da Silveira L2X7-41Q “Mãe Sinhá” (casada Francisca Perpedigna de Luna Freire ou Francisca da Silveira Luna (conforme registro do óbito de Maria de Luna Freire Meireles) ou Maria Francisca de Luna Freire (conf. Casamento de Amélia de Luna Freire), ou Francisca da Silveira Freire (conf. Batismo de Joana).
Ela nascimento em João Pessoa, Paraíba em 17/06/1846, batismo realizado na Igreja de Nossa Senhora das Neves em João Pessoa, Paraíba em 19/07/1846. Falecimento aos 62 anos no lugar São Salvador da Vila de Sapé, sede do município, Comarca de Santa Rita, Paraíba em 25/02/1931 de arteriosclerose (declarante Julio Rique Ferreira) deixou 7 filhos. Sepultamento em 26/02/1931 no cemitério da Vila de Sapé, Paraíba.
Filha de Antonio Lopes da Silveira e Francisca Leodina Perpétua da Costa.
Filhos: 1) Joana de Luna Freire 2) Francisca de Luna Freire 3) Maria de Luna Freire 4) Alfredo de Luna Freire 5) Ambrosina de Luna Freire 6) João de Luna Freire 7) Manuel de Luna Freire 8) José de Luna Freire 9) Amélia de Luna Freire 10) Antonio Galdino de Luna
X. Maria de Luna Freire
Nascimento em 23/08/1841, batismo realizado na Matriz de Nossa Senhora dos Anjos em São Miguel de Taipu, Paraíba em 05/12/1841 foi padrinho José Lins de Albuquerque.
XI. Paulino de Luna Freire
Nascimento em Itapuá, Taipu atual São Miguel de Taipú, Paraíba em 10/04/1843, batismo realizado na Capela de Nossa Senhora dos Remédios do Engenho Maraú, São Miguel de Taipú, Paraíba em 03/09/1843 foram padrinhos Francisco José Rodrigues (morador em Goyana por procuração que apresentou José Lins de Vasconcelos (morador em Itapuá) e Ana Alexandrina da Conceição (solteira moradora em Santa Ana).
Casamento com Anna da Silva Costa.
Ou Joaquim Guedes de Luna Freire
Operário
Nascimento em São Miguel de Taipu, Paraíba em 10/09/1844, batismo realizado aos 4 meses na Capela do Engenho Marau, São Miguel de Taipú, Paraíba em 19/01/1845 foram padrinhos Alexandre Clemente dos Santos e Ana Thereza de Vasconcelos.
1º. Casamento com Ana Maria da Conceição (ou Maria Francisca da Conceição conforme registro do óbito de Luiz ou Ana Maria da Silva conforme registro do óbito de Antonia).
Ela nascimento em 1853 e falecimento aos 90 anos em João Pessoa, Paraíba em 23/06/1943 de colapso, sepultamento no cemitério de João Pessoa, Paraíba. Filha de Manoel da Conceição Silva e Maria Rita da Conceição.
Filhos: 1) Severino de Luna Freire 2) Luiz de Luna Freire 3) Antonia de Luna Freire
2º. Casamento aos 52 anos na Povoação de Água Doce do Termo e Comarca de Alagoa Grande, Paraíba em casa de residência de José Justiniano de Macedo em 16/02/1903 com Joana Pastora de Torres ela com 28 anos.
Ela nascimento em São José de Prazeres, Pernambuco em 1875. Filha de Alexandre José de Oliveira e Maria Carlota de Torres.
Filhos: 4) José de Luna Freire 5) Maria de Luna Freire
3º Casamento com Joana Maria da Conceição (casada Joana de Luna Freire).
Ela nascimento em 1880 e falecimento em 1925.
Filhos: 6) José de Luna Freire 7) Francisco de Luna Freire
XII. Archangela de Luna Freire
Nascimento em Taipu, São Miguel de Taipú, Paraíba em 26/04/1847, batismo realizado na Capela do Engenho Maraú São Miguel de Taipú, Paraíba em 23/05/1847 foi padrinho José Luiz Pereira da Nobrega.